sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reter líquido já era!

Aquela sensação de inchaço quando retemos líquido é terrível. Nós mulheres somos as que mais sofremos, principalmente durante o período pré-menstrual. No verão, as pessoas sedentárias e com problemas circulatórios também são atingidas com as sensações desagradáveis da retenção de líquidos.

Uma dica bem simples para acabar com este incômodo é a ingestão de 1 litro de chá de maçã desidratada com gengibre. Além de ser uma mistura saborosa, ajuda a melhorar a retenção de líquido e dá disposição a qualquer um, mesmo em dias quentes. Confira a receita:

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de maçã desidratada
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
- 1 colher (sopa) de cabelo de milho

Modo de preparo:
Coloque o gengibre em 1 litro de água fervente e deixe ao fogo por 10 minutos; acrescente a maçã desidratada e deixe ferver por mais 5 minutos; desligue o fogo e acrescente o cabelo de milho. Deixe descansar por 20 minutos, depois coe e reserve em um vidro. Assim que a bebida esfriar naturalmente, guarde na geladeira apenas para refrescar um pouco.

Importante: mulheres grávidas ou com problemas de saúde devem consultar um médico antes de consumir o chá.

Fonte: Adaptado de http://www.mamajuana.com.br/

quarta-feira, 18 de abril de 2012

9 dicas para prevenir a Doença de Alzheimer

Embora exista uma predisposição genética para a Doença de Alzheimer, esta é uma doença que se pode prevenir. Uma alimentação pouco saudável que possua altos níveis de açúcares e gorduras, falta de exercício físico e mental, e um estilo de vida estressante são fatores que normalmente estão na raiz do problema.

Então confiram estas dicas para prevenir esta doença:

01– Tenha uma alimentação rica em frutas e legumes. Foi demonstrado cientificamente que os alimentos que combatem Alzheimer são mirtilos, vegetais de folha verde, como brócolis ou espinafre e maçãs.

02– Insira na sua alimentação óleos vegetais ricos em Ômega 3, incluindo sementes de linhaça. Pode também ingerir óleo de peixe, mas certifique-se quanto à procedência do produto, já que muitos peixes possuem toxicidade de mercúrio, que pode causar Alzheimer.

03– Certifique-se que está incluindo na sua alimentação uma quantidade suficiente de antioxidantes. Comer frutas e legumes é uma das melhores maneiras de combater os radicais livres. O chocolate amargo, chá verde, vitamina E e vitamina C são outros antioxidantes que podem desempenhar um importante papel contra a doença de Alzheimer.

04– Um novo estudo da equipe do Instituto para a Estudo Biológico de Salk demonstrou que um tipo específico de antioxidantes presente nos morangos pode auxiliar a memória e proteger o cérebro do desenvolvimento de Alzheimer.

05– Um novo estudo demonstrou que uma pessoa com colesterol alto, alta pressão sanguínea e obesidade tem muito mais possibilidades (+ 600%) de perder funções cerebrais e desenvolver Alzheimer do que pessoas que mantém um peso equilibrado e uma alimentação saudável. Então mantenha uma vida saudável.

06– A cúrcuma que atribui ao caril a sua cor amarela pode também ajudar a quebrar as “placas” que marcam o cérebro de doentes com Alzheimer.

07– Evite o mercúrio. Como foi já mencionado, muito peixes estão contaminados com mercúrio, por isso verifique a procedência do produto antes de compra-lo.

08– Desafie a sua mente todos os dias. Pesquisas sugerem que a estimulação mental, falar duas línguas, viajar, e aprender a tocar um instrumento são boas formas de combater a senilidade precoce e Alzheimer. Aprenda algo novo todos os dias, mesmo que seja um número de telefone ou uma palavra.

09– Regule o estresse. Está provado que o estresse corrói a mente e o corpo, produzindo uma hormonio que prejudica o cérebro. A meditação, yoga, arte ou jardinagem são apenas algumas das formas de gerir o estresse.

Agora que vocês conferiram estas dicas é só por em prática!

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ácido fólico e vitamina B12 nutrientes importantes que previnem declínio cognitivo em idosos

Pesquisadores australianos publicaram na revista The American Journal of Clinical Nutrition um estudo demonstrando que a suplementação de ácido fólico com 400 mcg/dia associada com 100 mcg de vitamina B12/dia promove a melhoria no funcionamento cognitivo após 24 meses, particularmente no desempenho da memória imediata e tardia em idosos com sintomas depressivos.

O objetivo desse estudo foi determinar se suplementação oral de ácido fólico com vitamina B12 seria capaz de impedir o declínio cognitivo de idosos com sofrimento psíquico elevado. Para isso, os pesquisadores realizaram um ensaio clínico controlado e randomizado com 900 idosos (60 a 74 anos).

A suplementação foi realizada em duas doses diárias por via oral (200 mcg AF + 50 mcg de vitamina B12 por cápsula). A adesão foi monitorada por telefone e exames sanguíneos no início do estudo, após 12 e 24 meses. Os principais desfechos analisados foram às mudanças no funcionamento cognitivo em 12 e 24 meses, por meio de testes e aplicação de questionários validados para esta finalidade. 

Os resultados sugerem que a combinação, em longo prazo, de ácido fólico e vitamina B12 pode ser uma estratégia viável para reduzir o risco de declínio cognitivo em idosos. Essa intervenção não é de alto custo e pode ter efeito considerável em nível de saúde pública.

“A perspectiva do uso dessa suplementação parece ser promissora, sendo que mais estudos são necessários para determinar se os benefícios da suplementação encontrada neste estudo podem ser replicados em outras populações de idosos com maior risco de desenvolver disfunção cognitiva significativa” concluem os autores.

Fonte: Nutritotal

  © Papo Nutricional